top of page

Como falar com amigos ou família sobre depressão.

  • Writer: Gabriella Freire
    Gabriella Freire
  • Oct 30, 2016
  • 3 min read

A melhor proteção da discriminação e estigma associado à depressão é não contar a ninguem. O sigilo é certamente uma estratégia frequentemente usada. No entanto, essa proteção tem um custo: com o sigilo vem o afastamento e isolamento social. Viver em silêncio pode ter efeitos nocivos para si próprio. Muitos acham que conversar com a família e amigos é libertador, e também ajuda a combater o estigma. No entanto iniciar uma conversa pode ser difícil, por essa razão tem algumas dicas sobre como falar sobre a sua depressão.

Fale com um profissional de saúde mental

Obter aconselhamento de um profissional de saúde mental antes de falar com a sua família sobre a depressão, pode ser útil na medida em que ele vai ajuda-lo com a depressão e orientá-lo sobre como e a quem contar que você está passando pela depressão.

Se ainda não falou com um profissional de saúde leia os passos a seguir.

Você é o guardião de sua própria informação

Lembre-se que, quanta informação e com quem você compartilha é a sua escolha. Além disso, a escolha de não compartilhar com alguém não faz de você desonesto ou má pessoa. Em vez disso, você está fazendo a sua decisão com base no facto de a pessoa vai entender o que você pode estar enfrentando, se ele / ela tem o potencial de oferecer-lhe apoio, e se você acredita que contar à pessoa sobre a sua doença vai fazer você se sentir melhor.

Identifique pessoas de confiança

A depressão pode fazer você se sentir a pessoa mais solitária do mundo. Mas quando você é capaz de compartilhar com os outros, você percebe que não está sozinho. Sabendo que há pessoas que pode confiar pode ser extremamente útil. Faça uma lista mental de pessoas que você está girando confortável para quando você precisa falar. Esta lista pode incluir membros da família, amigos ou membros de um grupo de apoio.

Esteja preparado para perguntas

Os seus membros da família podem ser incapazes de compreender a profundidade da tristeza que a depressão pode causar. Tente permanecer calmo, tenha uma mente aberta e dê o benefício da dúvida ao que os seus familiares podem perguntar, eles podem parecer imprudentes, mas isso é apenas porque eles podem não estar tao informados sobre o que é a depressão e sobre o que uma pessoa passa quando a tem.

Não fale com muitas pessoas ao mesmo tempo

Embora possa parecer mais fácil reunir toda a família e dizer-lhes tudo de uma vez, cada membro da família vai reagir de uma maneira diferente e vai tornar-se impossível ter uma conversa. Para evitar isso fale com as pessoas da sua família individualmente ou em pares.

Fale sobre os sintomas da depressão

Comece com como você se está a sentir. Seja honesto e direto sobre o que você tem está a sentir, isso pode ser útil para descrever os seus sintomas. Explique também como uma pessoa deprimida pode se comportar.

Pergunte à família se eles têm alguma dúvida ou preocupação.

Poderá ser necessário quebrar a barreira e perguntar se eles tem perguntas a fazer, pois eles podem não ser capazes de compreender o seu estado de espírito, e o mundo negativo que uma pessoa com depressão está a passar.

Diga que qualquer pergunta é valiosa porque outros membros da família podem ter as mesmas perguntas. Deixe a sua família expressar a sua preocupação e tente sempre perguntar se alguém tem mais alguma dúvida ou questão.

Explique o tratamento

Explique as diversas formas de tratamento que existem tais como a terapia e a medicação. Informe a sua família que o tratamento para a depressão é necessário para melhorar, e explique que a terapia normalmente envolve ajudar a pessoa deprimida a entender melhor os seus próprios sentimentos negativos e como elas afetam a sua vida. Diga para manter as expectativas realistas, e de que o tratamento pode durar mais de um ano em alguns casos.

Falar com a família sobre estar deprimido pode ajudá-lo a se sentir melhor na medida em que a sua família vai cuidar de si e apoia-lo. Decidir quando, como e com quem você vai compartilhar informações sobre a sua doença e tratamento é uma escolha que cada pessoa deve fazer depois de pesar os prós e contras.

Fonte: Depressão


 
 
 

Comentários


© 2016 Ombro Amigo por Gabriella Freire.

bottom of page